Formação

:::OFICINA: LITERATURA E TEATRO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCUTA DO TEXTO:::

Ministrante: Heloise Baurich Vidor

Descrição: O objetivo geral desta oficina é associar os campos da leitura, da literatura, do teatro e da educação, de modo a experimentar como a união destes campos pode ampliar as possibilidades de pensar, praticar e sensibilizar o (a) participante para a leitura e a convivência com os livros, e também para o teatro. Serão priorizadas práticas coletivas como modos possíveis de ler e ouvir, incorporando aspectos teatrais como o jogo, a expressão corporal e vocal, a exploração do espaço e o endereçamento da leitura. A partir do contato com a literatura infanto-juvenil e adulta, o grupo será convidado a explorar o texto sem a preocupação de decorá-lo, aos moldes de uma montagem teatral. A intenção é que seja feito um trabalho de dilatação do tempo da leitura, com foco na apropriação do texto, a partir das primeiras impressões.

Público alvo: professores e atores interessados em leitura e teatro.

Quantidade de Vagas: 20 



:::WORKSHOP: A EXPOSIÇÃO DA PALAVRA DRAMÁTICA - EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA UMA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA:::

Ministrante: Stephan Baumgärtel

Público Alvo: Atores, diretores e demais interessados

Quantidade de Vagas: 20



:::MESA REDONDA SOBRE DRAMATURGIA:::

Com Gregory Haertel, Jucca Rodrigues e Silvestre Ferreira

Público Alvo: Aberto à todos os interessados em dramaturgia




:::OFICINA: POÉTICAS FESTIVAS:::

Ministrantes: Patrícia Fagundes com a colaboração do elenco

Descrição: A proposta da oficina está fundamentada na perspectiva de uma ética da festividade na criação cênica. (Este é também o título da tese defendida por Patrícia Fagundes em doutorado realizado na Universidade Carlos III de Madri,  em um constante diálogo entre teoria e prática, reflexão e experiência criativa). Uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, aceitando o caos e a turbulência como parte de uma existência complexa e multidimensional. Desde tal perspectiva, ética e estética são vetores indissociáveis. Todo procedimento e poética artística nasce de um conjunto de opções que implica uma relação particular com o mundo e com o outro. Assim, o teatro ofecere um espaço propício para a experiência do próximo, criando microterritórios de sociabilidade que acontecem em, com e entre os corpos de seus habitantes nômades, com a potencialidade de carnavalização do mundo. Teatro como experiência, como dispositivo de conexões, como máquina que provoca e administra encontros.

Público-alvo: Atores, diretores, bailarinos, estudantes de artes cênicas.

Número de vagas: mínimo de 10 e máximo de 25 pessoas



:::MESA REDONDA SOBRE DRAMATURGIA COM A REDE ITAJAIENSE DE TEATRO:::

Público: Filiados à Rede Itajaiense de Teatro e grupos convidados



:::INSCRIÇÕES:::
Com Mauro Filho: mauross.f@gmail.com
A preferência nas inscrições são de filiados à Rede Itajaiense de Teatro